Demências - Intervenção Multidisciplinar

Demências - Intervenção Multidisciplinar

Demências - Intervenção Multidisciplinar
Nov. 11 2019

Uma Visão Holística sobre as demências é o tema da próxima conferência promovida pela Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira, a decorrer no dia 15 de novembro, entre as 9h e as 17h, no Auditório Paroquial de Nespereira. A iniciativa pretende dar espaço à partilha de conhecimento, experiências e boas práticas, além de incentivar a discussão sobre as políticas e de promover os direitos das pessoas com demência. Esta é mais uma iniciativa no âmbito do ciclo de conferências “Entre o Rio e a Serra”, inserido no projeto Reviver desenvolvido pela IPSS de Nespereira, em parceria com o Município de Cinfães.

O dia contará com a participação de um vasto leque de especialistas na matéria. Depois da sessão de abertura, marcada para as 9h30, os trabalhos ficarão a cargo de Carminda Carvalho que abordará o tema “O riso como processo terapêutico”. Seguir-se-á “a importância das atividades de ocupação de tempos livres e desenvolvimento pessoal na Demência” com o orador Rúben Amorim, técnico superior de Educação Social e promotor da 4 Sénior. A enfermeira Graça Melo encerrará os trabalhos da parte da manhã, com uma comunicação subordinada à temática “Rhapsody: Programa de informação e suporte para cuidadores de pessoas com Demência de início precoce”. A tarde terá início com a presença da advogada Elisabete Anjos Oliveira que falará sobre os “mecanismos legais ao dispor da pessoa em estado demencial, seus familiares e cuidadores informais”. Isabel Marques, presidente da Associação Convergente Abraço – Associação Portuguesa de Pessoas com Demência e técnica superior profissional em gerontologia também vai participar no evento onde abordará a questão "Estatuto do cuidador informal – o que muda?". O último painel será dedicado ao projeto Reviver. A coordenadora Susana Pereira apresentará uma análise evolutiva do projeto.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição (ficha em anexo). Os interessados devem enviar email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. ou contactar através do número 962 215 787.

Descarregar anexos: